Mais Saúde

Conheça os chás funcionais
e seus benefícios à saúde

O chá é um das bebidas mais antigas e consumidas do mundo. Com uma grande variedade de aromas e sabores, a bebida pode ser um ótimo aliado à saúde. Isto porque alguns chás, como o da hortelã, o verde e o branco, têm propriedades funcionais, ou seja, são capazes de prevenir e amenizar alguns problemas de saúde.

Os chás funcionais podem reduzir a pressão arterial e o colesterol, fortalecer o sistema imunológico, combater o diabetes e até emagrecer (junto com uma dieta balanceada e prática de exercícios regulares). É possível consumi-lo quente ou frio, por infusão das folhas ou saquinhos de ervas, além de misturar aromas e sabores.

Prioridades dos chás funcionais

  • Chá verde: termogênico, antioxidante, anticarcinogênico e anti-inflamatório;
  • Chá de folha de canela: termogênico;
  • Chá de cavalinha: diurético;
  • Chá branco: termogênico e antioxidante;
  • Chá de capim-santo: calmante;
  • Chá de hortelã: digestivo.


Confira algumas combinações de chás e seus benefícios

  • Gengibre + hortelã
    Coloque uma colher de café de gengibre e dez folhas de hortelã em infusão na água quente por 15 minutos. A mistura ajuda a digestão. O gengibre também é anti-inflamatório e a hortelã cicatrizante.
  • Hibisco + suco de uva integral
    Misture duas xícaras de chá de hibisco quente com 100 ml de suco de uva integral, um anis e um pau de canela. A combinação é capaz de combater doenças cardiovasculares, já que o hibisco regula a pressão arterial enquanto a uva potencializa essa propriedade.
  • Chá verde + maçã
    Bata duas xícaras de chá verde, suco de meio limão e uma maçã no liquidificador, com um pouco de gelo e coloque na geladeira. O chá verde possui anti-inflamatórios naturais que melhoram a ação do fígado ao eliminar as toxinas. A maçã age como um anti-histamínico natural que ameniza alergias.
Lembre-se de que é necessário consumir chá com cautela: não é aconselhável ultrapassar quatro xícaras da bebida por dia. O excesso pode sobrecarregar os rins e causar insônia, dores de cabeça e dificuldade de concentração. Idosos, gestantes e lactantes devem procurar um médico antes de consumir deliberadamente qualquer substância.
ENTRE EM CONTATO 0800 286 7005

Todos os direitos são reservados ao Jornal Atlântico e sua Instituição