Asma: prevenção e tratamento para uma vida saudável
Bastante comum entre adultos e crianças, a asma é uma doença crônica, de origem genética, caracterizada pela inflamação dos brônquios, que dificultam a passagem do ar nos pulmões. Com sintomas variados, não tem cura, mas há métodos eficientes de tratamento que permitem ao paciente levar uma vida tranquila e saudável.
A falta de ar é o sintoma mais comum da asma, porém não o único. Tosse, sensação de aperto no peito, chiados e respiração ofegantes são indícios frequentes da doença, ocasionados pela inflamação das vias respiratórias. Em alguns casos, os sintomas só surgem em momentos de crises, o que é muito comum com crianças.

Entre os tipos de tratamento, estão os medicamentos broncodilatadores e os aliviadores, usados em momentos de crise, e os remédios controladores, para evitar novas crises e conter a inflamação das vias respiratórias. Em ambos os tratamentos são usadas medicações inaladas por spray, nebulização ou inaladores de pó seco. É indicado o acompanhamento médico para a escolha do melhor tratamento. Mas lembre-se: medidas de prevenção são fundamentais para levar uma vida saudável.
Recomendações
- Não fume: o cigarro é inimigo do pulmão. Evite, inclusive, o contato com fumantes. Deixe as crianças longe da fumaça.
- Previna-se: identifique os sintomas iniciais da crise e tome as medidas necessárias para que não se tornem graves.
- Temperatura: evite mudanças bruscas de temperatura. Isso pode irritar as vias respiratórias.
- Inimigos: fique longe de fumaças, gases, cheiros de tinta, de produtos de limpeza ou de higiene pessoal e perfumes. Deixe sempre a casa bem limpa.
- Atividades: pratique exercícios diariamente, mas sem exageros. Natação costuma ajudar muito crianças asmáticas.
- Água: ingerir líquido é fundamental para diluir as secreções brônquicas. Beba de dois a três litros de água por dia e ofereça sempre água para seu filho.