Renda +

Sete truques para economizar no supermercado

Uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) relevou que 34% dos brasileiros acabam gastando mais do que planejavam no supermercado todos os meses. O hábito é mais frequente entre as famílias da classe C.

Ir ao supermercado sem uma lista e com os filhos pequenos são dois erros por trás dos gastos em excesso. De acordo com o SPC, 26% dos entrevistados disseram não resistir à pressão dos filhos quando eles pedem guloseimas. Veja, a seguir, sete dicas úteis:

1 - Faça uma lista

Assim, é possível reduzir a compra de itens desnecessários e o tempo de permanência na loja (quanto mais passear pelo mercado, mais terá vontade de consumir).

2 – Se possível, deixe os filhos em casa

Tudo o que as crianças veem, elas querem. Aí fica fácil as compras saírem do controle. Melhor, e mais rápido, é ir sozinha.

3 - Não faça compras quando estiver com fome e nem quando estiver com pressa

Quem vai ao supermercado com fome tende a comprar itens desnecessários, apenas porque está com vontade de comê-los naquele momento. E quando você vai ao supermercado com pressa acaba não pesquisando preços e levando coisas que não precisa.

4 - Fique de olho nas promoções

Compre só o que realmente está barato e o que for usar. Oferta de iogurte, por exemplo, costuma ter a data de validade curta. Já se for de sabão em pó, é vantagem na certa!

5 - Leve poucos alimentos perecíveis

Frutas, verduras e laticínios estragam rápido. Vá comprando aos poucos, à medida que forem necessários.

6 - Vá ao mercado depois do dia 15

No início do mês o número de promoções é menor e, quando ocorrem, são de itens pouco úteis. Já na segunda quinzena, o esforço do mercado para atrair consumidores com pouco dinheiro tende a ser maior.

7 - Não despreze os itens de marca própria

Eles custam cerca de 20% menos que os artigos das marcas líderes. E podem surpreender na qualidade. Experimente.

Renda +
ENTRE EM CONTATO 0800 286 7005

Todos os direitos são reservados ao Jornal Atlântico e sua Instituição